ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES DE OLIVEIRA SERRINHA DOS PINTOS - RN

sábado, 18 de outubro de 2014

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE SERRINHA DOS PINTOS



A comunidade de Serrinha dos Pintos situada no alto oeste potiguar, localizada a 06 km de Martins e a 390km da cidade de Natal. Segundo os moradores mais antigos, tem como descobridor e desbravador de suas terras o tenente Coronel Agostinho Pinto de Queiroz. 
Povoado: 1942-1985
Distrito: 1985-1993
Município: 1993 aos dias atuais
Origem:
O escritor Raimundo Nonato, em seu livro “Jocelin-Vilar” nos informa que o tenente Coronel Agostinho Pinto de Queiroz era capitão de Milícias de Martins e as terras de Serrinha constituíam no pouso do coronel.
Os mais antigos moradores contam que a comunidade recebeu este nome, devido ser uma serra pequena, chamou-se de “Serrinha” mais a junção do sobrenome “Pinto” do coronel supracitado, resultou na atual denominação de SERRINHA DOS PINTOS.
POVOADO
O povoado só veio surgir a partir da construção da capela Nossa Senhora da Salete, no ano de 1942. Em terreno doado pelos proprietários: Raul Galdino e Maria Pereira, tendo a frente da construção Pe.Walentim Güinter e João Xavier de Queiroz que mais tarde se tornou o primeiro tesoureiro da capela, e toda comunidade participou trabalhando na fabricação de tijolos, no transporte manual da madeira retirada das matas, todos trabalharam na construção da capela gratuitamente. A bênção da pedra fundamental, através de missa solene aconteceu no ano de 1941, sendo esta a primeira missa. O atual sino foi comprado na cidade de Juazeiro-CE, por Pe. Walentim Güinter e João Xavier, sendo tocado pela primeira vez no sepultamento do senhor João Sabiá (pessoa que realizou o transporte do sino de Juazeiro até Serrinha.)
Após a construção da capela, logo nos primeiros anos as festas da padroeira aconteciam da seguinte maneira: eram montadas duas barracas : uma azul e uma vermelha, que disputavam na venda de seus produtos para arrecadação de dinheiro para a igreja. As celebrações eram realizadas nas casas e tudo terminava cedo, devido a energia ser gerada por um motor a óleo e que se restringia a iluminar algumas poucas casas.
Os meios de transporte motorizados eram raros, em sua grande maioria as pessoas usavam os animais, como meios de transportes.
Os primeiros prédios públicos a surgirem foram: o açougue público em 1950, construído em terreno pertencente a capela. A Escola Estadual de Serrinha dos Pintos em 1952, cujo terreno foi adquirido por compra ao Senhor Luiz Freire, sendo seus primeiros educadores no período de 1952-1960:
Josina Pereira de Queiroz
Leonor Crispiniano 
Maria do Carmo Resende
Francisca Pereira de Queiroz e
Julia Galdino.
Não podemos deixar de lembrar que antes de ser construída a primeira escola existiam pessoas que se preocuparam em desenvolver a educação em nosso pequeno povoado, entre elas podemos citar:
. Justina Freire - Serrinha
. Maria Laura - Sítio Jorge
. Bezinha - Sítio Gregório
. Maria Anália - Sítio Lajes
. Manoel de Paula – Sítio Lajes
. Euclides Rosa – Sítio Serrinha do Canto
. Bonifácio Crisante – Sítio Serrinha do Canto 
. José Vicente do Nascimento – Serrinha


Em 1959, foi construído o cemitério público municipal ‘’Alzira de Carvalho Vilar’’, na administração da então prefeitura de Martins.
No ano de 1962 foi construído o açude público, na administração do governador Aluisio Alves, recebendo a denominação: Dr. Walter Magno,tendo como seu primeiro zelador, o senhor José Xavier de Queiroz.
Entre 1967 e 1968 foram construídos o Mercado Público e o chafariz Pastor Antônio Gomes da Paz, sendo o mercado na administração de Antônio Guedes Trigueiro e o chafariz na administração de Francisco Marcelino de Souza Júnior.
No ano de 1969 foi construída a Escola Municipal que recebeu o nome de José Câmara em homenagem a profissão assumida pelo mesmo, na administração do Sr.Prefeito Municipal José Fernandes de Queiroz.
Em 1970 foi construído o açude do sítio Lages no governo do Monsenhor Walfredo Gurgel.
Em 1978 foi construído o posto de Empresa de Correios e Telégrafos.
Em 1980 foi construído o açude do sítio Boa Vista no governo de Lavoisier Maia, foram construídos também o centro de Saúde, a Delegacia de Polícia no governo de Lavoisier Maia também.

Em 1982 foi construído o Posto Telefônico na gestão do governador José Agripino Maia.

DISTRITO
Em 1985, Serrinha recebeu o título de Distrito Administrativo da cidade de Martins na administração do Senhor prefeito Manoel Barreto de Medeiros,com a elaboração do projeto feito pelos deputados: Patrício Júnior e Mônica Dantas .
Como representantes do Distrito de Serrinha dos Pintos na Câmara Municipal de Martins já recebendo remuneração podemos citar:
. Luiz José Fernandes
. Genilson Leite Araújo
. Hélia Araújo (assumindo a vaga do senhor Cícero Sampaio por razão de seu falecimento )
. Luiz Gonzaga de Queiroz (Luizão )
. Maria Geraldina (Baica )
. Francisco Valci da Costa (Baico)

Como Distrito, Serrinha inaugurou o abastecimento de água encanada do açude público Walter Magno em 1986 na administração do governador José Agripino Maia. Na administração do senhor prefeito Manoel Barreto de Medeiros foi dado continuidade a pavimentação das principais ruas do Distrito, começada na administração do prefeito José Fernandes, quando Serrinha ainda era povoado. Na administração do prefeito Marcos Fernandes o Mercado Público foi reformado e em 1990 foi construída a praça principal.

Na gestão do governador Geraldo José de Melo o Distrito é contemplado com a pavimentação asfáltica da estrada que liga Serrinha dos Pintos a Martins em 1992.


MUNICÍPIO
A partir do projeto de criação Nº 341/920 Deputado Estadual Patrício Júnior o Distrito Administrativo Serrinha dos Pintos passa a categoria de Município, com a publicação da Lei Estadual Nº 6.492 de 30 de outubro de 1993, sancionada pelo governador do Estado José Agripino Maia.
Fica localizada na zona serrana do alto oeste potiguar, possui uma área de 12,644km e uma população de 4.295 habitantes,segundo o censo do IBGE do ano 2000, sua altitude é de 600m, possui um clima sub-úmido e tem como limites: IBGE 2010 4.534
. Ao Norte – Portalegre
. Ao Sul –Antônio Martins
. Ao Leste – Martins
. Ao Oeste – Pau dos Ferros e Francisco Dantas.


Evolução Histórica De Serrinha Dos Pintos
Nos últimos anos do século XVIII, segundo moradores mais antigos tem como descobridor e desbravador de suas terras o Tenente-Coronel Agostinho Pinto de Queiroz, posseiro de região, decidiu estabelecer moradia à 06km de Martins.
O escritor Raimundo Nonato, em seu livro “Jocelin Vilar” um político formado no clima da velha escola da lealdade partidária nos informa que o Tenente-Coronel Agostinho Pinto de Queiroz era “Capitão de Melícias” de Martins e as terras de Serrinha dos Pintos se constituíram no pouso do Coronel.
Contam os mais antigos que a comunidade foi batizada com este nome, devido ser uma pequena serra, chamou-se “Serrinha” mais a junção do sobrenome “Pinto ” do Coronel supracitado resultou na atual denominação Serrinha dos Pintos.
Seus primeiros moradores foram:
. João Eufrázio
. João Cajaseira
. João Peixoto
. Raimundo Dendér
. Joaquim José de Oliveira (Seu Quinco)
Nesta época já haviam pessoas que se preocupavam com a educação do pequeno povoado, entre eles podemos citar alguns deles:
. Justina Freire
. Maria Laura
. Bezinha
. Maria Anália e outros
Esses professores eram pagos pelos país dos alunos e as aulas eram feitas em casas de família onde as pessoasx chamavam de escola particular .
Com a condstrução da capela de Nossa Senhora da Salete no ano de 1942, a comunidade passou a povoado.
A iniciativa da construção da capela foi do Padre Walentin Güinter e com a ajuda dos moradores a capela foi construída, quem muito o ajudou foi o senhor João Xavier de Queiroz que mais tarde tornou-se tesoureiro da capela.
A fonte de renda dos moradores era a agricultura, tudo que eles produziam era para o próprio sustento, baseava-se no cultivo do feijão,milho e mandioca.
Os meios de transportes eram raros, em sua grande maioria as pessoas usavam como meios de transportes: os animais que os condiziam para as cidades vizinhas.
Os primeiros prédios públicos foram:
. O açougue construído no ano de 1950.
. A Escola Estadual Serrinha dos Pintos no ano de 1952.
Primeiros educadores no período de 1952 a 1560.
. Josina Pereira de Queiroz
. Leonor Crispiniano
. Maria do Carmo Rezende
. Francisca Pereira de Queiroz e
. Júlia Galdino
. O Cemitério Público Municipal foi construído no ano de 1959 na administração da prefeitura de Martins, ‘’Alzira de Carvalho Vilar’’.
. No ano de 1962 na administração do governador Aluízio Alves foi construído o açude público que recebeu o nome de Dr. Walter Magno.

. Entre 1967 e 1968: foram construído o mercado público, na administração de Antônio Guedes Trigueiro e o chafariz na administração do senhor Francisco Marcelino de Souza Júnior.
. Em 1969 foi construído a Escola Municipal, que recebeu o nome de José Câmara em homenagem a profissão assumida pelo mesmo, na administração do prefeito municipal José Fernandes de Queiroz.
. Em 1970 foi construído o açude do sítio lajes.
. No ano de 1978 foi construído o posto de Empresa de Correios e Telégrafos.
. Em 1980 foram construídos: o centro de Saúde, a Delegacia de Polícia e açude do sítio Boa Vista no governo de Lavoisier Maia.
Serrinha dos Pintos recebeu o título de Distrito Administrativo no ano de 1985 pelo deputado Estadual José Fernandes de Queiroz em 1992 a criação do projeto de Nº341/92 do Deputado Estadual José Patrício Figueiredo Júnior e passou a categoria de município com a publicação da lei Estadual Nº6.492 de 30 de outubro de 1993, sancionada pelo governador do Estado José Agripino Maia.
Serrinha dos Pintos é um município pequeno, situado na zona do alto Oeste Potiguar limitando-se
Ao norte: com a serra de Portalegre
Ao sul: com a estrada de Antônio Martins e Pilões
Ao leste: com Martins
Ao oeste: com Pau dos Ferros e Francisco Dantas
Possuindo uma área de 124,80km, com altitude de 600m e predominância na maior parte a vegetação típica do nordeste, a caatinga. Distante da Capital do Estado a 390km, com a população de 4.295(quatro mil duzentos e noventa e cinco) habitantes conforme o censo do IBGE do ano de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES DE OLIVEIRA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sp

MENSAGEM