ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES DE OLIVEIRA SERRINHA DOS PINTOS - RN

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES REALIZA CONFERÊNCIA PELO MEIO AMBIENTE - ETAPA ESCOLAR


A Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira realizou no último dia 13 de abril de 2018, a partir das 15:00 horas, no Salão Paroquial a etapa escolar da V Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, com o tema geral “Vamos Cuidar do Brasil: cuidando das águas”. O evento teve início com a acolhida da diretora Seles Cardoso que desejou a todos uma boa tarde de trabalho. Na continuação, aluna Wiviann Swellen do 9º ano “A” cantou a paródia “É preservar para ter” da música original de Geraldo Azevedo “Ai que saudade de ocê”, escrita pelo professor cordelista local: José Anacleto, oficializando a abertura do evento. Logo após, a coordenadora Zeine Helena de Queiroz Câmara e também conferencista realizou a conferência falando dos usos da água, poluição das águas, usos e ocupação do solo, água não tratada como fonte de transmissão de várias doenças de veiculação hídrica, importância da água potável, preservação da água, aspectos hídricos locais, dentre outros com material produzido por Daniele Fernanda da Secretaria de Saúde. Os alunos Kalebe Fernandes e Wiviann Swellen do 9º “A” apresentaram slides e um texto chamando a atenção para a preservação das fontes de água do nosso município, fazendo um apelo a toda comunidade para não jogar lixo em locais como açudes, cachoeiras, lagos e lagoas que nesse período de inverno estão todos cheios, alertando também a população para desfrutar dos momentos de lazer nesses locais com segurança. Os alunos Clarisse Cardoso, Ana Clara Nunes e Lucas Maia do 8º “A” fizeram a apresentação do vídeo “A importância da água”, mostrando a importância desse recurso natural para a vida do homem. A coordenadora Edivânia Fernandes fez a apresentação do Projeto elaborado pela escola “Coletar, armazenar e utilizar água das chuvas na escola” para todos os presentes. As alunas escolhidas para serem delegadas e representarem a Escola nas etapas seguintes foram: Wiviann Swellen do 9º "A" e Luiza Marcelino do 7º "C". A conferência contou com a presença da Secretária Municipal de Educação: Fátima Pereira, da diretora: Seles Cardoso, alunos do 1º ao 9º anos, coordenadores pedagógicos, professores, pessoas da comunidade e funcionários da escola. Para encerrar a diretora Seles Cardoso agradeceu a colaboração e a presença de todos.


















PARÓDIA DE JOSÉ ANACLETO.
MÚSICA ORIGINAL de Geraldo Azevedo 





AI QUE SAUDADE DE OCÊ.
PARÓDIA É PRESERVAR PARA TER..
NÃO SE ADMIRE SE UM DIA
ÁGUA POTÁVEL SUMIR
E DAS TORNEIRAS DA CASA
A ÁGUA NÃO MAIS SAIR
ESSE É O RISCO QUE EU VEJO
NÃO É O QUE DESEJO
POR ISSO TANTO PELEJO
TENTANDO TE CONVENCER


SE UM DIA A ÁGUA FALTAR
CÊ NÃO ESCREVA PRA MIM
NEM VENHA COM ARRODEIO
NEM ADIANTA CÊ VIM
FAZ TEMPO QUE EU PELEJO
MAIS SEU CUIDADO EU NÃO VEJO
É O QUE MAIS EU ALMEJO
QUE ÁGUA NÃO TENHA FIM.


E SE VOCÊ NÃO CUIDAR
DAQUELE NOSSO TESOURO
E SE UM DIA FALTAR
NÃO ADIANTA O CHORO
VIM CHORANDO PELA ESTRADA
O QUE EU VOU TE DIZER
EU TE AVISEI OH MENINA!

É PRESERVAR PARA TER!


PROJETO ESCOLAR


V CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES DE OLIVEIRA

TEMA: VAMOS CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS
PROJETO: COLETAR, ARMAZENAR E UTILIZAR ÁGUA DAS CHUVAS NA ESCOLA



Problema Priorizado
(Justificativa) 
O quê
(Ações desenvolvidas) 
Quem-com quem
(Responsáveis por essa ação) 
Como
(Forma que será feita a ação) 
Quando
(Quando deve ser executada a ação) 
Necessidades e custos
(O que é preciso para que a ação aconteça e quanto custará)

O município de Serrinha dos Pintos no qual a Escola está inserida encontra-se com o abastecimento de água escasso. A água que abastece a cidade vem da barragem de Santa Cruz do Apodi, como o percurso é muito longo até o nosso município, sempre acontece quebras em bombas e em dutos de abastecimento, o que acarreta, na maioria das vezes, vários dias sem abastecimento de água na cidade e consequentemente na escola. Diante disso, depois de discutir o problema com a COM-VIDA e toda comunidade escolar chegou-se à conclusão que a melhor forma de cuidar das águas na nossa escola será o armazenamento e utilização de água das chuvas coletada através de calhas instaladas nas quedas d’água do prédio escolar e armazenadas em caixas d’água para suprir as necessidades de consumo diário da escola pelo menos no período chuvoso. 
Sensibilizar e mobilizar toda comunidade escolar a respeito do tema e da necessidade de execução do projeto;
Apresentar a proposta na conferência e buscar sugestões de como viabilizar a execução do projeto;
Trabalhar o tema em sala de aula nas diferentes disciplinas de forma que o aluno aprenda que é necessário fazer a nossa parte para cuidar das águas do nosso município e que aproveitar a água da chuva é um caminho para atingirmos esse objetivo.


Equipe gestora, equipe pedagógica, professores, alunos, funcionários e demais pessoas da comunidade que tenham interesse na execução do projeto, como um encanador ou ajudante de instalação hidráulica que tenham interesse em ajudar à escola.


Instalação de um sistema de calhas nas quedas d’água da escola para coletar água das chuvas e armazenar em caixas de água com capacidade de armazenar em torno de 1.000 a 2.000 litros de água. Peixamento nas caixas de água para evitar a proliferação de mosquitos transmissores das arboviroses, como: dengue, zika, chikungunya, dentre outras. 
Logo após a realização da conferência escolar que acontecerá no dia 13/04/2018 (sexta-feira), ou seja, a partir do dia 16/04/2018 até o início do mês de maio. 
25 metros de cano de 75 dm, 3 joelhos de 75dm, 1 curva, 2 caixas de água com capacidade de 1.000 a 2.000 litros de água, suportes de ferro ou alumínio para instalação das calhas. Piabas para serem colocadas nas caixas de água.
Todo sistema instalado ficará com o valor em torno de R$ 400,00 a R$ 500,00 aproximadamente.





















































































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sp

MENSAGEM